sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vídeo da Apresentação - Dança do Moçambique

Dança do Moçambique

Não sabemos a sua origem, embora o nome Moçambique,leve muitos a dar-lhe origem africana. Mas não foi trazido pelos escravos.

Uma dança guerreira, muito antiga. Na Inglaterra é conhecida por "morris dance", dança moura.

Assemelha-se à dança dos pauliteiros de Miranda, cidade de Portugal.
Pode ter sido praticada pelos mouros na península ibérica, e não foi difícil ao catequista aproveitá-la na catequese no Brasil como precioso fator de recreação popular.
Nossos alunos das 4ªs séries da Tarde Apresentando a Dança do Moçambique na Expodeco 2009.


A FESTA DE SÃO BENEDITO
O canto é um louvor a um santo (São Benedito).
Daí a lenda de que foi este santo quem inventou a dança para alegrar seus devotos.

Esta dança é de São Benedito São Benedito foi quem dançou ele dançou e subiu pro céu hoje dançamos nós pecadores.


O BAILADO
No bailado do Moçambique existem várias danças. A parte dramática é insignificante. As danças têm nomes religiosos: Escada de São Benedito, Estrela da Guia, etc. A confraria dos moçambiqueiros é mais folclórica do que a das congadas. A maior parte dos participantes é jovem.

O regulamento é oral e são normas simples, criadas pelos grupos que dirigem as "Companhias de São Benedito". Para dançar usam bastões de madeira, que são batidos como espadas. Saltam e desenvolvem uma coreografia complicada sob o comando do tarol (caixinha de guerra), reco-reco, pandeiros, rabeca, tamborins, violas. Cantam louvações religiosas.

O Moçambique está em franco desenvolvimento. O ponto maior da presença do Moçambique é no Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo.

Entretanto, também é encontrado no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. No Santuário de Aparecida do Norte, praticamente todos os domingos, os romeiros do Vale do Paraíba do Sul (os piraquaras) dançam o Moçambique, cumprindo promessas.

Fonte: http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/dancas/mocambique.htm

Nenhum comentário: