terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cidadania: Aluno cidadão

Anriet Barros de Siqueira e Mira Carla Prado de Noronha*

Segundo a etimologia, a palavra cidadania vem do latim "civitas" que significa "cidade". No entanto, o cidadão é mais do que o habitante que compõe o cenário democrático de um lugar, o cidadão é aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade. Para alunos e professores, a cidade é a escola.

As palavras cidadão e cidadania, por vezes, nos remetem às declarações dos direitos do homem e do cidadão, surgidas no processo da revolução francesa no século XVIII, quando o cidadão pleno era entendido como o proprietário.

Locke, considerado o pai do liberalismo, estende o sentido da palavra proprietário, que passa a estabelecer que cada homem é proprietário de si, de seu corpo, e este homem se apropria das coisas através do trabalho, que é o uso que faz do corpo. Parte daí a idéia de Locke sobre igualdade entre os homens, pois todos são proprietários de si.
Observando os dias atuais e nos atendo ao Brasil, veremos que com o processo de discussão sobre a globalização e a eclosão de movimentos sociais, o termo cidadania sofreu algumas transformações em seu significado.

A palavra passou a significar o direito do exercício da diferença e do estabelecimento dos conflitos políticos que se originam das distintas perspectivas sociais.

Nenhum comentário: