terça-feira, 7 de setembro de 2010

3ª C - Apresentação de Maculelê e Parlenda


Os alunos da Profª Maria Lúcia apresentaram a Dança e os versos abaixo.
Música: Folclore
(Música: Asa Branca - Luiz Gonzaga)

Você sabe o que é o folclore ?

Vou lhe dar a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.


Tem a lenda da mãe d'água
Tem a história do saci
Do curupira, vitória-régia
Do caipora e jurupari.

Tem cantigas de criança
Tem modinha, tem lundu
Tem muito frevo, baião e samba
Cateretê e maracatu

Os ditados populares
Mostram o que o povo sente
Quem não tem cão, caça com gato
Olho por olho, dente por dente

Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá
Tem carne seca, tem rapadura

Tem caruru e tem vatapá.

Cadê o Toucinho que estava aqui??

Cadê o toucinho que tava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Foi pro mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando trigo.
Cadê o trigo?
O padeiro fez pão.
Cadê o pão?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Tá rezando a missa.
Cadê a missa?
Subiu pro céu.


Ô Boa Noite
Composição: Dominio Publico

Boa noite, pra quem é de boa noite
Bom dia, pra quem é de bom dia
A bênção, meu pai a bênção
Maculelê é o rei da valentia

Maculelê de onde é que veio
Eu vim de Angola ê
Mestre Popó de onde é que veio
Eu vim de Angola ê
E o atabaque de onde é que veio
Eu vim de angola ê
E o agogô de onde é que veio
Eu vim de Angola ê

Tindolelê, Auê Cauiza
Tindolelê é sangue real
Meu pai é filho, eu sou neto de Aruanda
Tindolelê, Auê Cauiza

Ô boa noite, pra quem é de boa noite
(boa noite pra quem é de boa noite)
Ô bom dia, pra quem é de bom dia
(bom dia pa quem é de bom dia)

Nenhum comentário: